Operaciones forestales

Atuamos na produção de compensados apoiando as práticas responsáveis de manejo florestal, que promovem a sustentabilidade de ecossistemas e benefícios ambientais, sociais e econômicos no longo prazo. Além do fornecimento próprio de madeiras provenientes de florestas plantadas certificadas , por meio da Política de Compra de Madeira declaramos e enfatizamos esse compromisso.

A PALMASOLA S/A define internamente procedimento para compra de madeiras e verificação dos fornecedores florestais (Sistema Due Diligence), assumindo o compromisso de implantar as melhores práticas para evitar a aquisição de madeiras provenientes das categorias consideradas inaceitáveis pelos padrões FSC-STD-40-005, sendo elas:

  1. Madeira explorada ilegalmente;
  2. Madeira explorada em violação dos direitos tradicionais e civis;
  3. Madeira explorada em florestas nas quais os altos valores de conservação são ameaçados pelas atividades de manejo;
  4. Madeira explorada em florestas cujas terras estão em processo de conversão para plantações ou para usos não florestais do solo;
  5. Madeira de florestas nas quais foram plantadas árvores geneticamente modificadas.

Em conformidade com os sistemas de gestão de cadeia de custódia FSC®, declaramos que não apoiamos direta ou indiretamente a realização das atividades:

  1. Corte de madeira ilegal ou comércio ilegal de produtos florestais ou madeireiros
  2. Violação de direitos tradicionais e humanos em operações florestais
  3. Destruição de atributos de alto valor para conservação em operações florestais
  4. Conversão significativa de florestas em plantações ou uso não florestal
  5. Introdução de organismos geneticamente modificados em operações florestais em desacordo com a legislação vigente no país.
  6. Violação de qualquer uma das Convenções da OIT (ILO Core Conventions) conforme definido na Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, 1998.